Dia da Pessoa Refugiada: iniciativas na América Latina acolhem pessoas LGBT+ refugiadas

Lesezeit: 4 Minuten

Ninguém deveria ter que deixar seu país por estar em risco – muito menos por ser quem é ou amar quem ama. Mas, infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas LGBT+.

Hoje, 20 de junho, é o Dia Mundial da Pessoa Refugiada. 

Pra marcar a data, conversamos com duas organizações parceiras da All Out – recentemente apoiadas pelo nosso Fundo de Enfrentamento à Covid-19 – que acolhem e apoiam pessoas refugiadas LGBT+: a IRCA Casabierta, na Costa Rica, e a Casa Miga, aqui no Brasil. 

 

Dennis Castillo
IRCA Casabierta, Costa Rica

O Instituto sobre Refugio LGBTIQ para Centroamérica – mais conhecido como IRCA Casabierta – funciona na Costa Rica desde 2013.

Aqui, recebemos pessoas de El Salvador, Honduras, Venezuela, Cuba e Nicarágua. No total,  apoiamos e acolhemos mais de 520 pessoas LGBT+. E atualmente 50 pessoas estão sendo acompanhadas. 

Dentre as pessoas LGBT+ que buscam refúgio no país, 60% são diretamente perseguidas por sua orientação sexual ou identidade de gênero. Muitas delas sofrem violência de gangues, extorsão e crimes de ódio. E, em seus países de origem, perderam a confiança nas instituições, já que, em muitos casos, quem denuncia um crime corre o risco de assassinato.

Temos um sistema burocrático para concessão do status de refugiado. As entrevistas demoram muito – são feitas durante um período de dois a três anos – e isso gera ansiedade e incertezas quanto à garantia de proteção internacional.

Além disso, as pessoas refugiadas LGBT+ enfrentam outros desafios por conta da integração em seu novo país. Faltam políticas reais que garantam acesso a emprego, moradia digna e serviços de saúde. Tem também a xenofobia e a rejeição, tanto por serem pessoas refugiadas, quanto por serem LGBT+.

Para lidar com essas dificuldades, prestamos assistência usando o método da "trilogia para o desenvolvimento". São 3 eixos: saúde, emprego e educação. Para avançar com esses eixos temos um serviço de acompanhamento que inclui orientação e informação, assessoria jurídica, apoio psicossocial e subsídio alimentar.

É possível apoiar a IRCA Casabierta doando pelo site.

 

Emilio Félix
Casa Miga, Brasil

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Casa Miga Acolhimento LGBT+ (@casamigalgbt) on

A Casa Miga, em Manaus, é administrada pela organização Manifesta LGBT+ e funciona desde 2018 como um espaço de acolhimento para pessoas LGBT+ que tiveram seus vínculos familiares rompidos, estão em situação de rua e/ou em vulnerabilidade social. 

Acolhemos até 18 pessoas por vez, tanto brasileiras, quanto refugiadas e imigrantes. E somos a primeira casa de acolhimento LGBT+ do norte do Brasil. 

A maior parte das pessoas refugiadas deixam seus países por causa do contexto político e social. Tanto para buscar desenvolver suas próprias vidas, quanto para garantir que familiares que ficaram em seus países de origem fiquem bem e em segurança. 

No caso das pessoas LGBT+, muitas almejam também maior liberdade e autonomia de viver sua orientação sexual e/ou identidade de gênero abertamente. Muitas das pessoas que chegam, inclusive, acham curiosa a forma como nosso país lida com sexualidade e gênero: a liberdade de ser quem é, em contraste com o preconceito.

O maior desafio para as pessoas refugiadas LGBT+ é a inserção na sociedade. Isso inclui a dificuldade de conseguir emprego – pela barreira linguística e por xenofobia – e o impacto cultural relacionado a hábitos, costumes,  direitos e deveres.

Na Casa Miga, para enfrentar essas dificuldades, proporcionamos acesso a serviços de cidadania e direitos humanos, e também amparo social, psicológico, jurídico e médico. Além disso, apoiamos na capacitação profissional de quem acolhemos, de forma que essas pessoas possam conquistar – ou reconquistar – sua autonomia total. 

É possível apoiar a Casa Miga com doações de alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza e também por doações na seguinte conta:

ASSOCIACAO MANIFESTA LGBT+
CNPJ: 33.156.400/0001-40
Banco: Caixa Econômica (104)
Agência: 1457
Conta corrente: 00004180-0

Pra quem vive em Manaus, a participação ativa da comunidade nas atividades da Casa Miga e oferta de oportunidades de inserção no mercado de trabalho às pessoas acolhidas também são muito importantes.

 

Escrito por Felipe Attílio, voluntário da All Out no Brasil.

Leider gibt es derzeit keine Inhalte, die auf dieser Seite angezeigt werden können.