5 coisas simples que você pode fazer pelos direitos LGBT+

2 minutes

Se contribuir para a luta global pela igualdade LGBT+ está na sua listinha de resoluções pra 2020 – e você não sabe pode onde começar – aqui estão 5 coisas simples que você pode fazer pelos direitos LGBT+!

1. Conheça as iniciativas e organizações locais

Conheça ativistas e grupos locais da sua região! É super legal saber que você pode impactar a vida de pessoas do seu bairro, ou da sua cidade e até pode fazer amizades. E essas iniciativas podem ser tão diversas quanto nossa comunidade: contação de histórias pra crianças com drag queens, arrecadar fundos pra apoiar um centro LGBT+ na cidade, conversas sobre saúde sexual para jovens LGBT+... Você escolhe! E se ainda não houver iniciativas locais? Você pode começar algo com seus amigos e amigas!

2. Ouça as pessoas

É muito importante entender o quanto a comunidade LGBT+ é diversa. Por isso, quando alguém disser que você pisou na bola e precisa melhorar, ou que não deve usar determinadas palavras, tenha abertura pra ouvir as críticas ativamente. Aprenda com essas conversas e pare de reproduzir comportamentos preconceituosos.

3. Não fique em silêncio

Se você estiver em segurança, não deixe as pessoas serem intolerantes sem chamar a atenção delas. Por exemplo, se você tem amigos LGBT+ brancos e eles fazem um comentário racista, não deixe passar, aponte o racismo. Se os seus colegas de trabalho que não são LGBT+ fazem comentários discriminatórios sobre pessoas trans, explique porque o que eles disseram foi preconceituoso e transfóbico e peça pra que não repitam mais isso. Nós precisamos lutar em conjunto e não podemos compactuar com o ódio! Se tivermos a possibilidade, temos que usar nossa voz pra defender as pessoas que nem sempre estão em segurança para fazer isso.

4. Vote

2020 é ano de eleições. É muito importante se informar sobre suas opções e, claro, votar. Por isso, pesquise as posições dos candidatos e candidatas em relação aos assuntos que você considera mais importantes – e não só sobre direitos LGBT+. Você pode usar a plataforma do coletivo Vote LGBT pra isso. A cada eleição, a turma do Vote faz campanhas pra dar visibilidade a candidaturas pró-LGBT e incentivar as pessoas, LGBT+ ou não, a incluírem demandas de respeito às diversidades sexual e de gênero nos critérios de escolha do seu candidato ou candidata. 

5. Vem fazer a mudança acontecer junto da All Out

All Out é um movimento global pelos direitos LGBT+! Você pode seguir a All Out Brasil no Instagram e no Facebook pra ficar por dentro de como e quando você pode fazer algo pelos direitos LGBT+. Pode ser assinando um abaixo-assinado ou criando o seu aqui, participando de ações online e offline, ajudando outras iniciativas pelo Brasil e mais um monte de ações!   

Nous sommes désolés, mais aucun contenu n'est actuellement disponible sur cette page.